sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Workshop de Comunicação

Para consultor Rudi Cascaes
 rádio ainda vai ter vida longa





Rudi Cascaes

O consultor Rudi Cascaes, de Caucaia, no Estado Ceará, disse, em palestra no Workshop de Comunicação, realizado na segunda (22 de janeiro) na terça-feira (24) no Templo Sede da Assembleia de Deus em Mossoró, que o rádio continua sendo consumido pelo povo brasileiro e ainda vai ter vida longa.

Desde o surgimento da televisão no Brasil, nos anos 50, houve previsão do fim do rádio, acrescentou Rudi Cascaes. Ocorreu algo semelhante com a entrada em operação das emissoras de Frequência Modulada (FM) e, mais recentemente, com o advento da Internet. No entanto, a realidade é que o rádio até ganhou maior alcance com a Internet e as redes sociais – ressaltou – numa referência aos tempos modernos de convergência tecnológica, em que as mídias se complementam.


Adriano Gomes

Antes da participação de Rudi Cascaes, no Workshop de Comunicação, o vice-superintendente de Comunicação da AD Mossoró, Adriano Freitas, teceu considerações sobre os objetivos do evento, idealizado pelo superintendente de Comunicação assembleiano, pastor Wendell Miranda. Adriano proferiu um relato da história das comunicações, explicando teorias desenvolvidas ao longo do tempo, com o objetivo trazer à luz etapas do processo comunicacional entre emissores e as massas que integram o fenômeno da interação midiática.

O palestrante Rudi Cascaes falou para apresentadores de programas da Rádio Libertadora Mossoroense (FM 96.3). Com a experiência de quem está no rádio desde os treze anos de idade, Rudi disse que é necessário o comunicador buscar conhecimento e, acima de tudo, ter compromisso com o que faz para levar conteúdo de qualidade ao público.

É preciso ter sensibilidade para responder às exigências e demandas dos ouvintes, na condição de audiência consumidora da programação radiofônica, enfatizou. “Você faz programa para o ouvinte, não para o seu gosto pessoal”, ressaltou. Entretanto, o consultor alertou que o comunicador deve manter uma postura ética, sobretudo do ponto de vista da visão cristã, com foco na missão prioritária de anunciar o evangelho do Senhor Jesus Cristo.



Rudi Cascaes disse ainda que os profissionais e voluntários do veículo de comunicação devem realizar suas atividades em sintonia com a visão administrativa da gestão da emissora. Ele observou que a organização, mesmo sendo ligada a uma instituição religiosa e portanto com finalidade evangelística, tem custos operacionais para funcionar satisfatoriamente e deve contemplar a busca de recursos financeiros para obter a própria sustentação.








Nenhum comentário:

Postar um comentário