segunda-feira, 6 de abril de 2015

Só Jesus na causa 

Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo.
“Honra teu pai e tua mãe”, este é o primeiro mandamento com promessa:
“para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra”.
Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor. Efésios 6.1-4

Recorremos a esse texto da palavra de Deus para refletir sobre um fato que marcou o noticiário na semana passada.

A mídia nacional repercutiu, durante a semana, a aprovação na terça-feira, 31 de março, da admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição, que prevê a redução da maioridade penal no Brasil para 16 anos, na Comissão de Constituição e Justiça, da Câmara dos Deputados. 

Caso a emenda seja aprovada no Congresso Nacional, jovens com idade acima de 16 anos que cometerem crimes poderão ser condenados a cumprir pena numa prisão comum. Hoje, o menor de 18 anos que comete algum crime é submetido, no máximo, a internação em estabelecimento educacional.

São muitos os fatores, que podem ter contribuído para chegar a esse ponto: colocar os jovens na cadeia, em virtude do crescimento da criminalidade no país. Entre esses fatores, está a desestruturação das famílias, a desobediência dos filhos aos pais, que, por sua vez, afetados por outros problemas como a miséria, o alcoolismo e o distanciamento de Deus, se desestabilizaram e perderam o controle ou capacidade para orientar seus filhos.

Talvez tenha faltado a esses jovens, o que a Bíblia ensina no livro de Provérbios, 22.6: Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. E é possível também, em alguns casos, que os pais até tenham tentado instruir, mas os jovens rejeitaram o ensino da palavra de Deus.

Agora, com o quadro de insegurança reinante, numa medida desesperadora e pressionado por segmentos da sociedade, o parlamento tenta dar uma resposta e um freio nos dias difíceis que vivemos.


Outra vez, vamos recorrer às Escrituras Sagradas, fazendo um paralelo com as palavras do salmista. 

Levanto os meus olhos para os montes e pergunto: De onde me vem o socorro?
O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra (Salmos 121.1-2).

Que situação! A mesma sociedade que aprovou a Lei da Palmada, segundo a qual os pais não podem corrigir e disciplinar filhos com castigos físicos, agora quer mandar para a cadeia os jovens acima de 16 anos, que cometerem delitos, para prisão comum.

Isso mesmo, a parcela da sociedade que defende o casamento de pessoas do mesmo sexo, que é contra o ingresso de menores no trabalho, por exemplo, quer vê-los mais cedo na cadeia. A mesma gente que permite aos jovens participarem de festas, de bebedeiras e da promiscuidade, agora quer correção dos descaminhos para os quais desviou sua juventude.

Entretanto, por mais que o quadro seja difícil, ainda vemos uma saída, que é a palavra de Deus. Por mais que se fale em corrupção, em impunidade nos dias atuais, ninguém pode negar que as cadeias e os presídios estão superlotados de homens e mulheres, e em nada melhorou esse quadro desesperador.

Somente o Senhor pode mudar a situação. 

Se não for o Senhor o construtor da casa, será inútil trabalhar na construção. Se não é o Senhor que vigia a cidade, será inútil a sentinela montar guarda (Salmo 127.1).

Se você, ouvinte da palavra de Deus, encontra-se na prisão ou tem algum familiar em situação de perigo, volte-se para o Senhor. Ainda resta uma esperança. A palavra de Deus orienta, no livro do profeta Isaías, 55.6-7: Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar.

Filho, escute os conselhos de seus pais. Pai, esteja perto e ensine a seus filhos. E, sobretudo, atente para a voz de Deus. Aceite Jesus Cristo como Senhor e Salvador. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário